sexta-feira, 8 de novembro de 2013

3) As tramóias da equipe de administração da Looki...


O que a equipe de administradores do jogo faz de verdade...

Passarei agora a narrar fatos e acontecimentos recorrentes no jogo que demonstram a parcialidade, a interferência negativa e os objetivos dessas ações tomadas pela equipe de administradores do jogo, ações que visam apenas um objetivo - te fazer gastar dinheiro no jogo.

Favorecimentos...

Logo que você começar a conhecer jogadores do DO e iniciar perguntas e questionamentos a respeito do jogo, rapidamente ficará sabendo de casos e mais casos de tratamentos parciais dados pela equipe de administradores a determinados jogadores e alianças.

Vou partir de relatos dos 2 principais servidores brasileiros (os mais antigos): BR1 e BR2.

Estes dois servidores são os mais antigos e, por isso, a maioria esmagadora de jogadores possui contas neles.

Nestes dois servidores duas alianças que sempre estão por cima podem ser citadas: WAW e VAE SOLIS.

A WAW já foi chamada pelos jogadores de "World Administrators War", uma referência clara ao favorecimento que a mesma recebe dos administradores do jogo. Mas de que tipo de favorecimento eu estou falando? Todo o tipo! Tickets abertos pelos jogadores da WAW solicitando o bloqueio ou banimento de jogadores adversários com acusações de que eles praticavam passagem de pilhagem, sitting de contas e, até mesmo, alegações sem provas de que algum jogador os ameaçou ou os xingou, normalmente, para não dizer - sempre, são aceitos pelos administradores. Mas quando os tickets são enviados pelos adversários da WAW, as respostas são sempre negativas. Ou seja - as regras valem para um lado apenas: se os jogadores da WAW cometem os mesmos abusos que jogadores adversários, apenas os adversários são punidos.

Aproveito para esclarecer sobre dois tipos de infrações às regras que citei no parágrafo anterior.

Passagem de Pilhagem: é considerada "Passagem de Pilhagem" quando um jogador perde uma ou mais batalhas de propósito, visando diminuir sua pontuação, para poder atacar jogadores que antes ele não podia. O que ocorre é que no Desert Operations, para você atacar um adversário, este adversário deverá ter uma pontuação que seja entre 67% e 150% da sua pontuação. Por exemplo: se você tem 10.000.000 de pontos, você poderá atacar adversários que tenham, no mínimo 6.700.000 pontos e no máximo 15.000.000 de pontos. Um adversário com 6.600.000 pontos ou com 15.100.000 pontos não pode ser atacado por você. Assim, a estratégia que muitos jogadores utilizam para atacar adversários que antes eles não podiam atacar é atacar propositalmente algum jogador de sua faixa de pontuação com uma frota bem fraca, para perder a batalha, cair de pontos e depois atacar quem ele queria inicialmente. Vários jogadores combinam com jogadores que eles conhecem e que são de outras alianças, de estes atacarem aqueles para que aqueles caiam de pontuação. Outra estratégia é que muitos jogadores possuem multicontas (várias contas no mesmo servidor) e promovem ataques de uma conta a outra para provocar a queda de pontos de uma delas. 
Enfim, essas estratégias existem e são uma realidade no jogo.
Vários jogadores fazem isso mas a pergunta é: porque os jogadores da WAW nunca são punidos quando fazem isso?

A meu ver, deviam logo acabar com essa regra. Assim, todos podem fazer isso e ninguém será punido. É melhor do que punir apenas um lado.

Sitting de Contas: é considerado "Sitting de Contas" quando vários jogadores logam uns nas contas dos outros. Porque isso ocorre? Simples, suponha uma guerra entre duas alianças no jogo. Determinado jogador sabe que naquele horário ele estará trabalhando e não poderá logar no jogo caso receba um ataque. Assim, este jogador passa seu nome de usuário e senha a outros colegas de aliança e, caso receba um ataque, algum colega logará para ele. Isso, em muitos casos, faz com que o adversário recue o ataque pois o adversário sabe que o jogador logou e poderá tentar defender o ataque. A WAW é mestra em sitting de contas e ensina seus truques a todas alianças ligadas a ela de alguma forma. É isso mesmo, a WAW não é só WAW. Ela tem várias alianças irmãs, alianças que utilizam todos os mesmos truques que eles (Alianças em que eles mantém algumas de suas multi-contas; Alianças que eles bancam para iniciar guerras e enfraquecer adversários e, depois que os adversários estão enfraquecidos, a WAW entra em ação, gasta pouco e sai como vitoriosa).
Mas fazer sitting não é proibido?
Sim, é, mas eles sabem como fazer para nunca serem pegos na cara dura fazendo isso. Digo na cara dura porque, do jeito que a equipe de administração do jogo é, é bem possível que façam vista grossa mesmo nos casos em que os jogadores da WAW e irmãs deixem rastros claros de estarem fazendo o sitting.
Mas como fazer sitting sem ser pego pelo sistema do jogo?
Aí é que vem o truque do qual eles se utilizam.
Quando estamos logados na internet, salvo em pouquíssimos casos em que nossa conexão possui um IP fixo, o IP é dinâmico. Isso quer dizer que se você verificar seu IP agora, desligar o modem, ligá-lo novamente e verificar novamente o IP, este novo IP será diferente do anterior (para verificar o IP, abra o seguinte site: http://www.abusar.org/ - verifique na parte de cima do site, seu IP será mostrado em vermelho, do lado direito do menu "PAGAMENTO"). Ou seja, para o sistema do jogo, se você loga em uma conta de um IP, reseta seu modem, verifica se o IP mudou e loga em outra conta, você logou em contas diferentes de IPs diferentes. O sistema jamais tem como dizer que você logou em contas diferentes do mesmo computador. Para aumentar a segurança dessa ação e evitar que possíveis cookies do jogo detectem algo errado, os jogadores também limpam os arquivos temporários e histórico do navegador antes de logar em outra conta. Assim, é virtualmente impossível alegar que um jogador realizou sitting.
Mas já me perguntaram: se o sistema do jogo fizer backtrace dos IPs e descobrir que um IP é de uma cidade e depois houve conexão na mesma conta de outra cidade diferente e distante da primeira, isso não caracteriza que duas pessoas diferentes acessaram a mesma conta? Sim, caracteriza se é que eles utilizam esse recurso. Mas aí tem mais uma estratégia utilizada - você faz sitting com colegas da mesma cidade. Vai ser muito difícil provar qualquer coisa nesse caso, a não ser que o jogador se esqueça de seguir os procedimentos que narrei acima e logue em mais de uma conta utilizando o mesmo IP! Acredito que isso ainda ocorra de vez em quando mas, logicamente, somente alguns são punidos!

Então, essa regra também nem deveria existir. Se não há meio de se garantir, com 100% de certeza, que todos os casos serão detectados e punidos e se a chance de não se descobrir for maior do que a de se descobrir, melhor não existir regra que também só seja utilizada para punir alguns.


Agora passo a falar um pouco da VAE SOLIS, que já mudou de nomes milhares de vezes e que tem à sua frente um sujeito chamado André que é o Capitão Sujo em pessoa. Este sujeito possui várias contas no mesmo servidor (apesar de isso ser proibido), faz e estimula na sua aliança todo tipo de picaretagem no jogo, inclusive as ações que infringem as regras que citei anteriormente. Este jogador já teve, ao mesmo tempo, no servidor BR2, as contas: PolvoPolJr que depois virou André, a conta YoungEagle (que foi banida depois de muita picaretagem mas que os adms da Looki a fizeram renascer, ano passado e agora, sinceramente, nem dou mais notícia), a conta O_Rei, dentre várias outras. Na sua aliança existia um jogador com o nick Hamid que alegava que a conta Predadora era de sua esposa, (que piada, é lógico que as contas eram do mesmo sujeito). Essa alegação permitia que ele logasse nas duas contas do mesmo PC e do mesmo IP (existe a possibilidade de se alegar compartilhamento de IP quando duas pessoas jogam no mesmo local mas em contas diferentes mas, neste caso, qualquer tipo de ajuda, comércio ou ações no jogo não podem ser realizadas entre essas duas contas - e é claro que essas regras não eram seguidas pois as contas estavam na mesma aliança). Enfim, essa aliança e seus membros também sempre foram beneficiados pela administração do jogo.


Fora essas alianças existem outras muito fortes como a SKYNET no BR1 e a PUGNA (agora SPQR) no BR2. Certamente existem contas dos administradores ou amigos deles em todas elas.

Contas editadas...

Os administradores possuem contas espalhadas por todos os servidores e em várias alianças, jogam e se passam por jogadores normais, estimulando os demais a comprar diamantes, estimulando os colegas a declararem guerras para que todos gastem o que tem e o que não tem e acabem recorrendo à compra de "Diamantes". Fora isso, utilizam suas contas editadas para fazerem ataques consideráveis, que estimulam nos demais o desejo de ter grana para fazer ataque igual e, para isso, "Diamantes". E contas editadas não são apenas essas da "equipe" do jogo não! Há jogadores que são literalmente patrocinados pela equipe de adms (são praticamente funcionários da empresa) para se infiltrarem nas alianças, e jogarem como jogadores comuns, sem levantar suspeitas. E também, existem muitos jogadores que conhecem os adms e são beneficiados com edições, às vezes gratuitas, às vezes pagando uma graninha por fora para os adms! Enfim, o jogo é sujo do início ao fim!!!


Agora que você está um pouco mais esperto com o que acontece no jogo, você está pronto para jogá-lo na boa!

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria.
    Tem jogadores no próprio jogo reclamando de ver roubalheiras, de ver jogadores favorecidos pela administração do jogo.
    Infelizmente a corrupção é nítida até mesmo nos games.
    Eu nunca vou dar dinheiro para um jogo mal administrado no qual a integridade do suporte e até mesmo dos donos se percebe, claro que o lucro é o foco principal dos jogos.
    Sua matéria explica muito bem e abre os olhos para os jogadores mais atentos.
    O jogo DO é bem divertido mas estou pensando em parar de jogar, tem vários bugs e a administração realmente é péssima. inclusive no fórum do próprio jogo se percebe.

    ResponderExcluir
  2. Olá, li todas as suas matérias. Me espantei com o número de vezes que cita a WaW no br1.. acho que queria fazer parte dela! brincadeira hehehe

    Mais onde rola dinheiro, sempre tem sujeira. É assim em todas as partes da vida.. e quem gasta dinheiro no jogo já sabe de toda sujeira que rola, os favorecimentos, as mudanças de regras continuas e obscuras.

    ResponderExcluir

Comente à vontade mas os comentários serão moderados! Não tenha medo de dizer o que sabe ou o que viu. Apenas evitarei desrespeitos, xingamentos, inverdades e opiniões claramente favoráveis às tramóias desse jogo.