sexta-feira, 8 de novembro de 2013

5) Mais sobre o jogo - banco, comércio, promoções de diamantes, guerras, eventos e construções...


Vamos falar sobre o jogo...

Pois bem, após algum tempo, os donos do jogo perceberam que ele podería render mais grana do que rendia. Para isso fizeram algumas modificações.

a) Criaram a evolução de bancos;

b) Acabaram com a liberdade do comércio;

c) Criaram promoções de Diamantes;

d) Alteraram as regras das guerras;

e) Criaram eventos.


a) A evolução de bancos foi uma necessidade do jogo. Porque? Porque muitos jogadores, inicialmente, alcançavam rapidamente o limite do banco e o jogo era mais difícil e complicado. A estratégia fazia a diferença nessa época. Mas os donos do jogo perceberam que essa situação complicava para eles e seus administradores possuirem um poder totalitário sobre os servidores, ações estranhas como contas editadas eram rapidamente detectadas pelos jogadores, ações de favorecimento a determinados jogadores e alianças também. Assim, a criação das evoluções de banco desviou as atenções e despertou em vários jogadores a ilusão de que agora eles poderiam crescer no jogo, bastava gastar uma graninha, evoluir o banco na frente dos outros e ser top. Mera ilusão! Enquanto o jogador normal gasta um pouco com essa intenção, há, como já falei, jogadores que gastam muito no jogo e sempre vão ficar na frente. Fora estes há os casos que já falei em outros posts, de contas de adms e contas editadas pelos adms para seus amigos ou em troca de uma grana por fora.

b) O comércio era livre. O que acontecia que a adm via como negativo era o famoso "Trade Shipping" ou apenas "Trade'. O Trade era a passagem de dinheiro de jogadores mais ricos para jogadores mais pobres, com a intenção de fortalecer as alianças como um todo. Funcionava assim: no comércio, o jogador tinha a opção de escolher o preço que ele venderia sua mercadoria: ouro, munição, petróleo e armamentos. Um jogador rico vendia para o pobre um produto, por exemplo, petróleo, com o preço mínimo. Quando a mercadoria chegava, o jogador mais pobre recolocava a mercadoria no comércio mas com o preço máximo. Assim, nessa transação, o jogador mais rico passava alguma grana para o mais pobre. Calma!!! O que há de errado nisso? Já que é uma aliança, não é isso que deve existir? Ajuda mútua? Sim, claro! Mas o problema é que vários jogadores se fortaleciam e cresciam sem gastar com diamantes. Além do que era comum a prática de jogadores enviarem dinheiro de verdade, a seus colegas de aliança que possuíam contas mais valorizadas e, estes, que possuíam os diamantes mais valorizados, faziam a troca em suas contas. Dessa forma, alguns jogadores ficavam com contas super fortes, e isso sem controle dos administradores da Looki e muitas vezes sem gastar dinheiro no jogo.

Obs.: essa prática de jogadores mais ricos trocarem diamantes em suas contas ainda existe e é impossível para a Looki impedir isso porque, se eu quiser, posso dar 1.000.000 de diamantes para qualquer jogador. Se eu comprei, não quer dizer que tenho que usar em minha conta. Posso dar de presente. E, também, posso mandar dinheiro de verdade para a conta bancária de verdade do colega e ele fará a compra dos diamantes. Daí ele troca os diamantes na conta dele por muito mais grana do que eu trocaria na minha conta e ele me compra os recursos, me passando um valor acima do que eu conseguiria na troca na minha conta. Porém, atenção! Essa estratégia não é boa para todos os jogadores porque a valorização da conta de cada um depende de tudo que ele tem: recursos, grana, etc. Se o jogador vende todos os seus recursos ele terá grana, mas sua conta não evoluirá em termos de valorização! Assim, essa estratégia pode ser boa em caso de guerras ou em caso de o jogador precisar fazer uma grana rápida para mandar fazer uma evolução de banco mas, nada além disso.

c) As promoções de diamantes foram uma tacada certeira que a equipe da Looki deu. Muitos jogadores se iludiram achando que comprando mais barato, aquela quantidade de diamantes seria suficiente para ele se tornar top! Acordem! O pacote máximo de diamantes não faz diferença alguma no jogo! Você quer ser top? Prepare-se para gastar, no mínimo, uns 50.000 Reais no jogo! E isso apenas para ver se dá para chegar perto das contas dos que são tops hoje ou das contas editadas!

d) As guerras! As guerras no início do jogo eram bacanas e divertidas! Como uma batalha te colocava fora do range (faixa de pontuação que permite atacar um jogador) você muitas vezes fazia um ataque e ficava esperando algum jogador da aliança adversária subir para você poder atacar ou ficava vendo se seus colegas também subíam, ou então, acabava tomando algum ataque e caía de pontos e entrava no range de outros jogadores. Agora, com as alterações nas pontuações por conta das evoluções de banco e outras alterações no jogo, ter construções não significa nada!!! Na realidade, ter construções é para bobos! Porque a maioria dos combates não te tira do range de adversários. Assim, se você é mais forte, você ataca só os fracos que tem poucas construções, de modo que você sobe pouco de pontos e pode atacar aquele alvo fraco todo dia! Como agora, nas guerras, as alianças recebem parte do que gastaram de volta, a estratégia é essa: ter grana, achar patos com pouca grana e atacá-los todo dia, duas vezes por dia. Assim, as alianças fazem inúmeros combates que não levam a nada, porque não visam crescimento ou aumento de pontos, na verdade, apenas fazem os jogadores gastarem seus recursos e dinheiro! E isso para que após tudo isso, eles gastem dinheiro de verdade para se recompor!

e) E os eventos? Amigo, vamos ser realistas! Os eventos só servem para tornar os mais fortes cada vez mais fortes e os mais fracos cada vez mais fracos. E mais, servem para fazer milhares de bobos gastarem metade do seu salário mensal achando que se colocarem diamantes vão evitar derrotas ou humilhações!! Encare: se você não tem 50.000 Reais para colocar no jogo, você vai perder a batalha!!! E vai ficar puto da vida de ter gasto dinheiro que podería lhe render um excelente final de semana, uma noite inesquecível numa boate ou numa casa noturna em que modelos dançam nuas para você, ou um pernoite com sua esposa ou namorada no melhor Motel da sua cidade!!! Então, aceite que você não quer perder o que a vida realmente tem de bom pra te oferecer e pare de gastar dinheiro no jogo!!! Principalmente em eventos!! Entenda que você nunca vai se sair bem disso! Você vai é acabar se endividando!!!

Vejam só dois raciocínios sobre os eventos:

e.1) Evento de trocas de diamantes por recursos e grana: vale a pena pra quem tem conta muito forte, com muita grana, muitos recursos e muitas unidades de espionagem! Quanto mais grana, recursos e unidades de espionagem existem numa conta, mais valorizado o diamante é naquela conta! Essa balela de fator de multiplicação e de valorização de conta, nada mais é do que um meio de te distrair e te fazer pensar que você vai ganhar bem mais em uma troca do que o cara top que está lá em cima. Entenda! O cara que lá está tem a conta muito valorizada! Mesmo o fator dele sendo 1, o diamante na conta dele vale bem mais que na sua! Para isso mudar, sabe o que eles teríam que fazer? Valorizar mais os diamantes de quem tem menos dinheiro!!! Explico. A valorização teria relação com a quantidade de construções, quantidade de recursos, unidades de espionagem e a grana da conta. A partir da transformação de tudo isso em um valor absoluto de grana necessária a se ter tudo isso, calcula-se o valor total da conta do sujeito. Assim, se você tem 10.000.000 de grana e 15.000.000 de recursos, construções e unidades de espionagem, o diamante vale x. E se você tem 20.000.000.000 de grana e 15.000.000.000 de recursos, construções e unidades de espionagem, o diamante vale y, sendo que y é bem menor que x! Mas não é isso que acontece? Não. Como falei, aquele fator de valorização de conta é apenas um meio de te distrair. O que ocorre é que um jogador (vamos chamá-lo de D) que tem a conta muito valorizada, mesmo possuindo fator 1, como já falei, troca o diamante por muito mais dinheiro e recursos do que o jogador (vamos chamá-lo de M) que tem a conta menos valorizada, apesar de este último possuir um fator 5. Apesar de o fator de M ser 5 vezes maior que o fator de D, se D tem 20 vezes mais recursos, grana e unidades de espionagens, em valor de conta, isso significa que um diamante na conta de D vale: 20/5=4! Isso mesmo! O jogador D ganha 4 vezes mais que M na troca, apesar de ele ter fator 1. Enfim, alterando-se a forma de valorização de diamantes, haveria uma rotação de quem tem mais grana e o jogo evoluiria de forma bem mais natural, de modo que a estratégia, o valor de um combate e os riscos de perder seríam aumentados. Mas da forma como é, repito, quem tem mais sempre vai ter mais e quem tem menos, sempre vai ter menos.

OBS.:  Chamo a atenção para o fato de que a valorização de contas atual leva em consideração mais fatores como o valor dos armamentos que o jogador possui e as construções. Apenas não detalhei como tudo funciona porque além de essa conta, certinha, ser um mistério, seria muito confuso colocar 200 fatores nas explicações acima.

e.2) Evento de tempo reduzido de ataque! Ora, que piada é isso! Como determinado armamento vira superveloz de uma hora para outra! Os tempos de ataque dos armamentos permitem que um jogador, sendo atacado, talvez tenha tempo para logar e se defender, além do que dá uma idéia do que possa estar vindo de frota! Com esse tipo de evento, toda a estratégia em presumir o armamento do adversário, bem como o tempo hábil para logar vão para o espaço! É uma alteração que faz o jogo perder todo o sentido!


Com tudo isso acabaram com a vantagem de se ter construções!!!

E a vantagem de se ter construções? Não há vantagem! O jogo gira ao redor apenas de grana agora! Mesmo que você não tenha mais que uma refinaria mas tenha banco 25 cheio, você poderá trocar dinheiro que está ganhando de juros por quanto petróleo você puder comprar, quando o Mercado Negro fica aberto! É por isso que jogadores que tem muita grana não gastam para aumentar suas construções! Não vale a pena! Muitas construções te fazem ser um alvo visado por alguns, que ainda acreditam que aumentando as construções farão alguma diferença. Também, se você tem muitas construções, você fica numa faixa de pontuação que te afasta, nas guerras, da possibilidade de ficar atacando o mesmo adversário centenas de vezes. Então, caros amigos, parem de fazer construções!!! O que acabei de falar serve como um tópico "e.3)" a respeito dos eventos - Evento de construção! Para quê gastar seu dinheiro fazendo construções? Isso só serve para depois repassá-los às alianças fortes, jogadores ricos e contas editadas dos adms!!!

Um comentário:

Comente à vontade mas os comentários serão moderados! Não tenha medo de dizer o que sabe ou o que viu. Apenas evitarei desrespeitos, xingamentos, inverdades e opiniões claramente favoráveis às tramóias desse jogo.